
Nossa capital, Porto Alegre, está entre as 55 cidades selecionadas para participar da maior exposição mundial em 159 anos de história deste evento, caracterizado pela promoção da cooperação internacional e pelo intercâmbio cultural, econômico e tecnológico.
Os números iniciais do público (5 mil pessoas no nosso estande nos primeiros dois dias) que circula pela Expo Xangai atestam a amplitude da visibilidade que o evento proporciona para quem tem a oportunidade de estar nesta vitrine. O jogo interativo localizado na parte central do estande porto-alegrense é um dos que mais atrai a audiência de um público ainda majoritariamente de origem chinesa nessa fase inicial da feira. Essa situação tende a mudar em breve, seguindo o ritmo da divulgação do evento em escala mundial. Porto Alegre ocupa 206 metros quadrados no pavilhão das “Melhores Práticas Urbanas - UBPA”, próximo aos estandes da cidade alemã de Düsseldorf.
Participação - A Expo Xangai ocorre de 1° de maio até 31 de outubro e é a primeira edição com foco nos centros urbanos e no desenvolvimento local, com o tema “Melhor Cidade, Melhor Vida”. Cerca de 200 países e organizações internacionais estão participando do evento, que ocupa uma área de 5,28 km2 ou 550 hectares, cinco vezes maior que a edição ocorrida há oito anos, em Lisboa, Portugal. O maior centro econômico da China estima um público visitante de aproximadamente 70 milhões de pessoas no período de realização da exposição.
Da América Latina, participam apenas Porto Alegre e São Paulo. Porto Alegre recebeu destaque na Expo 2010 devido a Governança Solidária Local, conceito governamental e projeto especial de democracia participativa que busca promover o desenvolvimento das comunidades, através da articulação de redes de participação democrática dos cidadãos, capazes de aglutinar forças em prol da solução de problemas. A base da Governança Solidária Local é o estabelecimento de parcerias entre o poder público, a sociedade e a iniciativa privada, com foco na territorialidade, para a efetivação de ações que melhorem as condições de vida. Além da resolução de problemas, a governança estimula a formação do cidadão-gestor e a conscientização da responsabilidade de cada um na conquista e na preservação de direitos. Já a capital paulista foi selecionada devido ao Projeto Cidade Limpa, que tratou da despoluição visual, com novo regramento para colocação de anúncios e propagandas. Concorreram à seleção 106 propostas, representando 87 cidades, tendo sido escolhidas 55. Porto Alegre, única que apresentou programa de desenvolvimento local com ênfase na democracia participativa, ficou com a 22ª colocação. Das Américas, apenas outras três – Vancouver, Montreal e Chicago – receberam esta distinção
Confira os detalhes em: www.portoalegre.rs.gov.br/expo2010
Ceitec S.A. e PUCRS firmam convênio na área de semicondutores
A PUCRS e a Ceitec S.A. assinaram um convênio para o desenvolvimento de ações na área de semicondutores. Serão realizados projetos envolvendo tecnologia wireless e TV Digital. Estavam presentes o presidente da Ceitec S.A., Eduard R. Weichselbaumer, o Reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Jorge Audy, e de Administração e Finanças, Paulo Franco, o secretário municipal de Inovação de Porto Alegre, Newton Braga Rosa, além de professores da universidade.
A parceria é um importante passo no que diz respeito ao desenvolvimento de competências e qualificação profissional na área de semicondutores. "No Brasil, 1,9% do PIB é gerado pela indústria eletrônica. Acreditamos que em oito anos possamos passar para 8% do PIB. Isso significa que Porto Alegre tem um potencial de gerar 800 bilhões de dólares em eletrônica a partir da atração de empresas de alta tecnologia, como a Ceitec S.A.", disse Weichselbaumer.
Eduard também destacou o fato da Ceitec S.A. ter a única fábrica de semicondutores da América Latina. "Nossa fábrica poderá fabricar chips de alta tecnologia. Temos os equipamentos e a mão-de-obra qualificada para produzir alta tecnologia localmente", afirmou. Para a PUCRS é o momento de se colocar em prática a pesquisa na área de TV Digital e ressaltar a qualidade do trabalho realizado pelos pesquisadores e estudantes. "Estamos prontos para cooperar e colaborar com o desenvolvimento do País" garantiu Clotet.
Adeli tem projeto que cria fundo para os carroceiros em Porto Alegre aprovado
Foi aprovado no Plenário da Câmara Municipal o Projeto de Lei do Vereador Adeli Sell (PT) que institui o Fundo Municipal para a reinserção de catadores, carrinheiros e carroceiros em novas atividades produtivas e laborais na cidade de Porto Alegre através de cursos de formação de mão de obra.
A idéia surgiu após o Governo Municipal sancionar a Lei que institui o Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal e de Veículos de Tração Humana em Porto Alegre.
De acordo com Adeli, sua proposta tinha como objetivo indicar os meios para que as pessoas que hoje vivem e sobrevivem com o trabalho de catadores, tenham a possibilidade de migrar para outros ramos de atividade laboral e econômica, tendo garantidos, assim, sua sobrevivência e a dignidade de suas famílias.
"É uma posição ousada que toma a Câmara, louvo meus colegas pelo apoio unânime, pois todos queremos dar uma saída justa e digna para estas pessoas", comemorou Adeli, acrescentando não ter dúvidas de que "assim como resolvemos o problema dos carroceiros, também iremos resolver o problema do sofrimento dos cavalos aqui na cidade", finalizou.