sábado, 22 de maio de 2010

Primeiro Seminário Internacional sobre Qualidade e Monitoramento do ar

Primeiro Seminário Internacional sobre Qualidade e Monitoramento do ar

Aconteceu dia 31 de março no Centro de Eventos do Plaza, promovido pala Câmara Brasil Alemanha. Maiores detalhes: ahkpoa.com.br/ar. Uma das coisas que me impressionou foi a apresentação da FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Essa apresentação foi feita por Mademoiselle Charlotte. Isso mesmo! Uma menina francesa, falando um português como deveria ser meu alemão nos primeiros anos que vivi na Alemanha. E me vi naquela menina. Ela estava empolgadérrima por estar ali explicando para aquela platéia de porto-alegrenses a BILAN CARBONE, que é uma metodologia francesa de medição de carbono. Ela e mais uma equipe de jovens franceses foram contratos pela FEPAM para fazer esse trabalho. No site da FEPAM pode-se acompanhar as medições diárias da qualidade do ar no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre existem 3 pontos: rodoviária, Silva Só 340 e Jardim Botânico/ESEF. Os palestrantes vieram de todos os cantos e inclusive alguns se atrasaram pois nosso aeroporto estava fechado devido a neblina naquela manhã. O Carlos Komatsu de São Paulo impressionou com as fotos mostrando o céu de São Paulo num dia ensolarado... A camada de poluição é muito pesada. Também contou que São Paulo é a quinta cidade mais poluída do mundo e essa poluição mata 20 pessoas por dia... Será possível? Comentou também sobre o decreto para compensação de emissão de gás carbono. As fotos de Santiago do Chile também impressionaram: a cordilheira dos Andes meio que tranca toda aquela poluição... Adorei a palestra de medição veicular. Lembro que quando morei na Alemanha (1984-1990) todos os carros eram inspecionados e tinham o selo TÜV - Technischer Überwachungs-Verein. Finalmente começamos no Brasil. Segundo o Harald Zwetkoff, da Controlar (controlar.com.br) São Paulo já inspecionou 2 milhões de veículos! Ao ouvir aquelas palavras uma alegria enorme me invadiu... Comecei a acreditar que sim, um novo Brasil é possível. Apesar de todos os interesses contra podemos melhorar até a qualidade do ar do nosso país. Os índices permitidos variam com o ano de fabricação do carro. Lembro que a primeira coisa que a gente procurava ao comprar um carro usado era a validade do TÜV. Na época eu achava que os alemães eram exagerados, que o carro andando não interessava tanto o índice de poluição. Eles já sabiam. A meta do CONAMA é realizar mais 4 milhões de inspeções em 2010. E eu sai dali acreditando que sim, um novo mundo é possível. Sim, existe gente trabalhando por um desenvolvimento sustentável. Sim, o Brasil está avançando. Sim, existe esperança. Vamos iniciar as inspeções em Porto Alegre ?


A EUROPA CONTRA A BURKA

Esta semana surgiu na mídia novamente a polêmica da Burka... Como é difícil separar os limites. Se por um lado não devemos proibir ninguém de usar nada, por outro precisamos proteger aqueles indivíduos que não tem forças para se defender sozinhos. Até onde vai o dever do estado? Com que direito um homem obriga sua mulher a usar uma burca para que ninguém veja seu rosto? Com que direito o estado impede uma mulher que queira usar burca de vesti-la? Como garantir que este querer da mulher é genuíno e não forçado pelo marido? Difíceis questões que essa maravilhosa mistura de culturas pelo mundo afora nos trás. Pessoalmente não acredito que alguma mulher na face da terra queira genuinamente cobrir-se, esconder-se. Na minha opinião aquelas que manifestam essa vontade o fazem apenas por anos de subjugação pelo domínio do homem.


NOVO PREFEITO

Participei da solenidade de posse do nosso novo prefeito pelos próximos 2 anos e 9 meses. Senti muita alegria no discurso do Fortunati e é isso que precisamos cultuar daqui pra frente. Pessoas trabalhando pelo genuíno prazer de fazer algo pela sociedade. É difícil, todos temos nossos atropelos, nossas necessidades materiais. Mas acredito piamente que se cada um souber identificar seus talentos, suas alegrias, conseguiremos construir um mundo melhor. Começando pela nossa família, nosso clube, nossa cidade. Parabéns e bom trabalho Senhor Prefeito!


Copa 2014

Na semana da troca de posições no governo ouvi o ex-secretário extraordinário da Copa do mundo 2014, Paulo Odone, na FEDERASUL. Um dos projetos por ele divulgado foi "O Rio Grande te Espera". A ação vai divulgar o Estado durante a Copa do Mundo da África, em junho, por meio de um ônibus customizado, cedido pela empresa gaúcha Marcopolo. Interessante também foram os dados da Copa da Alemanha: 55.000 voluntários trabalharam, sendo 9,1% estrangeiros. Ou seja, uma consagração do voluntariado, uma lição de inclusão social. Fiquei pensando sobre os anos que trabalhei na Hannover Messe e como era bem organizada a questão dos cidadãos de Hannover e redondezas alugarem quartos em suas casas durante a feira, pois a hotelaria não dava conta. Fiquei todos os anos (eu e meus colegas da empresa) em quartos de família. Era o comum, deixando os hotéis para os turistas mais longínquos. Comecei a “viajar em pensamentos” durante a palestra... Será que conseguiremos fazer algo assim aqui em Porto Alegre? Agora que já começamos com a inspeção de veículos começo a acreditar que sim, podemos nos tornar a cada dia e a cada ação mais civilizados. De cada 10 pessoas que foram para Alemanha durante a copa, apenas 4 entraram em estádios. Portanto é importantíssimo divulgar nossa gastronomia, nosso turismo. Temos que ser hospitaleiros. Temos que aprender idiomas. Preparar as fan-fests. O Rio de Janeiro será uma das sete cidades fora da África do Sul que receberão versões da "Fan Fest", festa oficial da Copa do Mundo, este ano. Realizadas pela primeira vez durante o Mundial da Alemanha, em 2006, as festas da Fifa têm entrada gratuita para o público e contam com telões que exibem as partidas da maior competição do futebol do planeta. Além de nove cidades sul-africanas, Rio, Berlim (Alemanha), Londres (Reino Unido), Cidade do México (México), Paris (França), Roma (Itália) e Sydney (Austrália) também receberão o evento.
Segundo a Fifa, mais de 18 milhões de pessoas passaram pelas "Fan Fests" durante a Copa da Alemanha. Na ocasião, as festas ficaram restritas ao país-sede.
É tempo de mobilização, pois 4 anos é muito pouco para todos os preparativos. www.portoalegre2014.rs.gov.br . Time to act!


ACORDO INOVAPOA com ONG STOP a Destruição do Mundo
Inovapoa fecha acordo com a ONG 'STOP a Destruição do Mundo' para intermediar o contato desta ONG com a UFRGS para iniciar o estudo sobre o Keppe motor nesta universidade. Segundo o coordenador do projeto, Thomas Soares, o Laboratório de Motores e Elétricos da UFRGS receberá um ventilador com o Keppe motor para fazer uma avaliação ainda informal sobre o seu desempenho acima do usual para motores elétricos. Futuramente será encomendada uma avaliação formal na UFRGS para atestar o fato de que este motor significa um salto quântico no contexto dos motores elétricos, com desempenhos entre 60 e 80% maiores do que os motores convencionais.

Largue um pouco seus programas tradicionais e navegue nesse mundo: www.stop.org.br, www.trilogia.ws , http://stop-jornal.blogspot.com/ . Veja os vídeos, explore, dê um tempo para descobrir o seu interior e aquilo que realmente importa...

Ah, caso se empolgue e tenha um tempo inscreva-se no Fórum Psico-Social da STOP que a contece de 13 a 15 de Maio em São Paulo. Sob o tema “Curando o Mundo pela Consciência da Inversão”, uma estimulante e diversificada seleção de palestras, oficinas, simpósios e painéis de discussão será conduzida durante três dias por um grupo de psico-sócio-terapeutas, professores, cientistas, médicos, psicanalistas, artistas, jornalistas e pesquisadores, de várias partes do mundo. Temas como Psicopatologia, Sociopatologia, Espiritualidade, Psicanálise Integral, Direitos Humanos, Educação, Saúde Meio Ambiente, Economia, Modelo Produtivista de Trabalho, Patologia do Poder, Sociedades Trilógicas, Vida em outros Planetas, Arte e Arte-terapia, Mídia, Nova Física Desinvertida, Keppe Motor, serão analisadas à luz da descoberta cientifica da INVERSÃO psicossocial, feita pelo psicanalista , cientista e criador da Escola de Trilogia Analítica – Dr. Norberto Keppe.

Um comentário:

  1. Sobre o Seminário: informações tristes mas, por outro lado, valorosas. Que bom que pensas que podemos melhorar o nosso país. Eu tb penso assim. Avante! Rosalva

    ResponderExcluir