quarta-feira, 24 de março de 2010

8 de março – Dia Internacional da Mulher


Não posso, não quero e não vou deixar passar em branco. Já teve época em que eu achava que apenas as mulheres de países distantes precisavam deste dia. Cada vez mais vejo que nossas mulheres, aqui na nossa capital, no Paralelo 30, ainda são discriminadas. Mulheres que apanham, mulheres estupradas, mulheres recebendo remuneração inferior pelo mesmo trabalho, mulheres sendo abandonadas na criação dos seus filhos, mulheres se sujeitando a imposições de maridos. Sim, as mulheres ainda precisam de um dia para relembrar todas estas injustiças. Este ano recebi homenagens de homens também. Lindo ver como alguns homens aos poucos vão se dando conta de que somente unidos – homens e mulheres – conseguiremos sobreviver neste planeta. Os seres humanos precisam trabalhar juntos nesta questão. Estamos brigando uns com os outros e esquecendo de salvar o bem maior que é o planeta no qual vivemos. E fico imaginando o resto do Universo olhando para nós e nos achando tão pequenos, tão irracionais, tão... desculpem a palavra... burros! Os sinais estão aí e já é hora de respeitarmos cada ser humano deste planeta – seja ele homem ou mulher. Parabéns a todas as mulheres e homens que estão engajados nesta luta: de nós depende o futuro da Terra. Sem justiça em todas as instâncias desaparecemos.

Parceria entre Fundação Pensamento Digital e Governo do Estado
beneficia estudantes de 12 a 17 anos com cursos profissionalizantes
Iniciativa inédita leva oportunidade de formação a jovens da Vila Cruzeiro


É tempo de esperança e de novos horizontes na Vila Cruzeiro. A comunidade recebe um projeto que pode mudar o destino de centenas de jovens da região. O Centro Infanto Juvenil Zona Sul passa a ser palco de uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul, com a apresentação do espaço voltado ao desenvolvimento de estudantes, a partir de cursos e ações interdisciplinares oferecidas no turno inverso da escola. As atividades serão de responsabilidade da Fundação Pensamento Digital, organização que há dez anos promove a cidadania a partir do acesso à tecnologia. É a primeira vez que o Governo do Estado – via Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social – firma uma parceria por meio da Lei das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips).
“Dessa forma, há uma relação contratual, em que o valor acertado previamente possibilita saber quanto se vai investir e que resultados se quer alcançar”, destaca o Secretario de Justiça e Desenvolvimento Social Fernando Schüller. O desafio motiva a Fundação Pensamento Digital, que é parceira do Ministério da Educação no Projeto Um Computador por Aluno para levar lap tops educacionais às escolas públicas do Brasil. "Nascemos com o objetivo de construir o novo, enfrentando desafios. O importante é levar um atendimento de qualidade aos adolescentes", aponta Marta Voelcker, superintendente da Fundação Pensamento Digital.
Com a iniciativa, 200 jovens de 12 a 17 anos terão uma oportunidade diferenciada de formação, com acesso à tecnologia e a uma proposta pedagógica inovadora. Eles participarão de atividades
profissionalizantes, entre outras, durante cinco dias por semana ao longo de 2010. Também terão direito ao cartão de vale-transporte e farão as refeições no Centro. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 18 de março no próprio Centro Infanto Juvenil Zona Sul (Avenida Capivari, 2020, ao lado da Escola Aberta). Eles devem ir acompanhados de um dos pais ou responsável, com documento de identidade, uma foto 3x4, comprovante de matrícula no ensino fundamental ou médio e comprovante de residência.
Os participantes poderão optar por cursos profissionalizantes como “Tecnologias para o Trabalho”,
“Manutenção e Configuração de Computadores e Redes” e “A Arte da Costura”. Uma das atividades, a de manutenção de computadores, foi oferecida pela Fundação Pensamento Digital no ano passado para cerca de cem jovens de Viamão, em uma parceria com o Projeto Criança Esperança. Os estudantes também participarão de aulas de “Tecnologias para a Vida”, que une a vivência dos alunos e o uso da informática e da internet, além de atividades de “Desenvolvimento Acadêmico”, com apoio escolar nos conteúdos de que necessitem. “O Corpo em Movimento” será outra oficina disponível, com aulas de street dance. Os jovens terão ainda a oportunidade de conhecer e elaborar projetos em um software educacional desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). No curso “Criando com o Scratch”, os alunos vão aprender a produzir animações, clipes e jogos, enquanto aprendem os fundamentos da programação.
Um dos diferenciais da atuação da Pensamento Digital no Centro Infanto Juvenil Zona Sul será o de estimular o protagonismo dos jovens. O próprio aluno vai escolher sua grade de cursos de acordo com suas motivações. Serão realizados trabalhos em grupo e por projetos, nos quais serão desenvolvidas a capacidade de resolver problemas e as habilidades sociais e cognitivas. Os jovens poderão ir além dos conteúdos propostos. “Eles serão incentivados a criar grupos para desenvolver novas atividades, com o objetivo de estimular a liderança e oportunizar o desenvolvimento de projetos ou empreendimentos”, conta Marta. A Fundação Pensamento Digital não só vai apoiar essas iniciativas dos jovens em atividades esportivas, culturais, de pesquisa ou de projetos aprofundando os cursos existentes, como também vai ceder espaço e até orçamento para esses projetos em grupo, que serão orientados pela equipe técnica da Fundação, mas protagonizados pelos jovens. Assim, além de promover a cidadania e a geração de renda, o Centro Infanto Juvenil Zona Sul vai ajudar na formação de lideranças e de empreendedores.



FIM DA PICADA

Uma empresa que está fixando painéis de propaganda nas laterais das bancas de revistas em Porto Alegre, em convênio com o Sindicato, realizou esse ” trabalho” na Banca Vilela, localizada na rua Vicente da Fontoura esquina da Felipe de Oliveira. Removeu o poste que segura os fios de telefone(foto nº 09/12/16) que atrapalhava a visualização do painel, recolocando-o cerca de dois(2) metros do local original encostado numa árvore próxima(foto nº 13/14). Com a mudança faltou fio para alcançar o novo local(foto 08). A empresa abandonou a obra deixando os fios soltos sem esticar(foto 10/11/15/17) , ocasionando a queda da rede por uns 70 metros(foto nº02/03/04/06). Não fosse as árvores existentes(fotos nºs ), certamente os fios estariam na calçada(foto 20). Resolveu o problema dela, os vizinhos que se danem.

Remetente: Luiz Alberto Cardeal, rua Vicente da Fontoura, 2223.


BAITA IDÉIA –
Dois milhões de assinaturas contra a corrupção

1.604.003 brasileiros contra corrupção, nos ajude a conseguir dois milhões

É incrível, com a ajuda das 14.840 mensagens que enviamos, vencemos a primeira batalha contra a corrupção no Brasil! Os deputados responsáveis por encaminhar o Projeto de Lei "Ficha Limpa" concordaram em levá-lo para votação!

Esta lei proibirá a candidatura de políticos condenados por crimes como corrupção e desvio de verbas públicas nas eleições. É incrível que eles concordaram, nós não teríamos conseguido sem a nossa mobilização massiva e pressão popular!
Porém, a etapa final ainda está por vir. Nós os convencemos a apresentar a lei, agora nós precisamos que os deputados votem "SIM". Vamos juntar 2 milhões de nomes para deixar claro que caso eles não votem na lei da Ficha Limpa, nós não votaremos neles em outubro! Assine agora:
http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/?vl


“Ligue 180” realizou 400 mil atendimentos em 2009
Desde 2006, quando o Ligue 180 iniciou o seu funcionamento pleno, o número de ligações aumenta a cada ano. Isso se deve tanto a uma maior divulgação por parte do governo federal, através das campanhas, mas também de uma rede grande existente nos estados e municípios, que buscam divulgar este serviço de utilidade pública. Temos, por exemplo, de 2008 para 2009, aumento do número de atendimentos de 240 mil para cerca de 400 mil atendimentos. Portanto o 180 vem cada vez se constituindo mais como uma ferramenta importante no enfrentamento à violência contra as mulheres.
As pessoas ligam por diferentes razões, e para cada uma delas há um procedimento. Todas as atendentes são mulheres treinadas para que o acolhimento seja mais natural. Então, se as pessoas ligam, por exemplo, solicitando, relatando um caso de violência e dizendo que querem ser atendidas, que precisam de ajuda, a atendente tem uma lista com serviços existentes em todo o País - sejam serviços na esfera policial, do Judiciário, da Assistência Social. A atendente vai buscar qual o serviço mais próximo ao local de residência desta pessoa que ligou, ou então mais próximo de onde ela estiver.
Também é feito um trabalho de aconselhamento. Muitas vezes as mulheres ligam apenas para relatar o seu caso e ouvir alguma coisa. Então, as atendentes ouvem, registram e fazem aconselhamentos sobre todas as opções que aquela mulher tem.
Outra possibilidade são denúncias. Por exemplo, uma ligação denunciando uma movimentação estranha na casa de uma vizinha, e que desconfia que ela esteja presa, sofrendo cárcere privado. Nesse caso, acionamos uma emergência e comunicamos diretamente as autoridades policiais locais, para que possam fazer a investigação, se há efetivamente um caso de cárcere privado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário