quarta-feira, 28 de julho de 2010

Construção Sustentável


Construção Sustentável – por Eduardo N. Rechden, Administrador de Empresas, Mestre em Gestão Ambiental.

Os prédios são responsáveis por 40% do consumo mundial de energia no mundo, 16% do consumo de água potável e 30% dos resíduos gerados. Estes dados são justificativa para que tenhamos mais critério ao construir. A construção civil está passando por uma expressiva mudança de paradigma, pois o desempenho dos prédios é algo que cada vez mais é levado em consideração na tomada de decisões.

Os selos verdes concedidos por organismos reconhecidos, entre eles o LEED e AQUA de maior utilização no Brasil, certificam que determinado empreendimento obedece critérios de desempenho e sustentabilidade.

A resistência ao novo faz-nos pensar primeiramente em modismo. Porém o conceito de construção sustentável está completamente alinhado com o paradigma econômico vigente. Ou seja, mesmo que você não esteja nem aí para natureza e ache um saco toda questão ambientalista, acompanhe o exemplo: Considere que a vida útil de um prédio seja de 40 anos; o custo de operação (água, eletricidade, manutenção, etc.) representa em média 75% do custo total, ficando 25% para o custo da incorporação. Se conseguirmos reduzir os custos de operação em 40% (média para prédios certificados) a brincadeira pode começar a ficar interessante.

A questão urbanística é um ponto importante; esta toca mais ao poder público que à iniciativa provada. Experiências em diversas cidades do mundo demonstram que políticas habitacionais que buscam recuperação e reutilização de áreas existentes têm sucesso bastante maior que as que criam urbanizações artificiais periféricas, exigindo maior estrutura pública de transporte, saneamento, coleta de resíduos e alijando o cidadão da sua cidade.


7ª Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia

Nos dias 30/junho e 01/julho o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (www.portoalegre.rs.gov.br/comcet) reuniu pesquisadores, professores, dirigentes institucionais e a comunidade em geral, das mais diferentes áreas do conhecimento para, em conjunto, definir os rumos e prioridades dos investimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação de nossa cidade. A Conferência é um foro que se destina a avaliar, debater, propor e elaborar diretrizes para as políticas e ações em C,T & I, para o município de Porto Alegre, em cooperação com outras esferas públicas e setores privados, bem como possíveis mecanismos de captação e utilização de recursos para a concretização das propostas.

Inicialmente foram apresentados os avanços conquistados nos últimos dois anos (a conferência é bi-anual): Ampliação da rede Telecentros; Formação e capacitação em Tecnologia da Informação; Qualificação Profissional; Disponibilização de acesso à internet, em espaços públicos (Parque Farroupilha e Moinhos de Vento, Esplanada da Restinga, Mercado Público), com tecnologia sem fio (wireless); Estudo e definição das Regiões de Potencial Tecnológico (REPOTs); Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (PDDUA); Bilhetagem Eletrônica; Digitalização de documentos; Observatório dos índices sociais de Porto Alegre (ObservaPOA); Criação da Agência de Desenvolvimento Tecnológico para Porto Alegre – INOVAPOA.

A 7ª CMCT discutiu os seguintes temas: 1. Meio Ambiente: Energias Renováveis e Saneamento Básico; 2. Políticas Públicas para Tecnologias Sociais e Inclusão Digital; 3.Tecnologias da Informação e Comunicação; 4. Saúde e Biotecnologia; 5. Pesquisa Aplicada de Tecnologia para Inovação 6.Fundos Setoriais.

No final foram eleitas as entidades da sociedade civil que vão integrar o COMCET (Gestão 2010 / 2012):
Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – ABINEE
Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software – SOFTSUL
Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio Grande do Sul – SEPRORGS
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Secretaria Regional do Rio Grande do Sul – SBPC/RS
Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet – ASSESPRO-RS
Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do RS – SUCESU-RS
Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul – SERGS
Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – FEDERASUL
Fundação Pensamento Digital
Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA
Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre – SINDIHOSPA
Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul – CRA-RS
Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário