quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Brilho nos olhos


Sempre tive opiniões fortes, não sou de ficar em cima do muro. Mas também reconheço quando erro, até antes de meus erros serem publicados. Em novembro lanço na Feira do Livro o livro Meridiano 51 – Crônicas do Cotidiano Digital. O livro foi finalizado em 2009, ou seja, antes do meu início de atuação na área pública, e tenta fazer uma análise da política brasileira a partir do umbigo de uma mãe preocupada com o futuro dos seus filhos. Alguns colegas atuais não vão gostar, mas é importante que saibam que o que está no livro é exatamente a visão que a maioria dos trabalhadores da iniciativa privada têm do funcionalismo público. Atuando hoje dentro da área pública descubro inúmeros profissionais dedicados e qualificados. Sinto (meu forte sempre foi a intuição) um movimento do bem. Sinto uma vontade grande de melhorar nossa Porto Alegre. Sinto uma determinação genuína em vários servidores. Sinto o brilho dos olhos, e quando ele existe o sucesso é questão de tempo. Sei que a conjuntura dos astros está ajudando, mas o mais importante nesse momento é não desperdiçarmos essa conjuntura. Todos nós que estamos com os olhos brilhando, seja na esfera pública, na iniciativa privada ou na sociedade civil: sigamos em frente! Vamos deixar de ser os gaúchos CG (curto e grosso) e aprender a conjugar o verbo ARTICULAR. Nossa capital é o resultado das ações integradas de todas essas áreas. Vamos aproveitar o momento e melhorar Porto Alegre o máximo que pudermos até 2014. Depois? Saberemos manter o ritmo! Não podemos perder é a oportunidade que nos é oferecida AGORA. Aqui e agora!

Ah... E fica o meu pedido oficial de desculpas. Fica a meu favor o fato de ter ido atrás da realidade do funcionalismo público. E a certeza que essas novas descobertas estarão em um próximo livro.


Centro Infanto Juvenil Zona Sul - 6 meses

Tive o imenso prazer de conhecer a Biblioteca do CIJZS na Vila Cruzeiro. Em conversa com o supervisor Alan Triumpho (foto) fiquei emocionada com o relato do andamento dessa parceria da Fundação Pensamento Digital com o Governo do Estado. A Biblioteca teve participação direta da comunidade num mutirão que resultou na reforma e pintura da mesma. Segundo Alan, “nunca havia visto compromisso tão grande de uma comunidade”. O aluno Douglas, 14 anos, participante das aulas de reforço escolar e informática pintou essa gravura do Dom Quixote, escolhido pelos alunos como obra-tema do desenho. Nada mais pertinente, pois a Pensamento Digital em apenas 6 meses se estruturou e atende 200 alunos por dia de 12 a 18 anos na Vila Cruzeiro. Oferece oficinas de Desenvolvimento Acadêmico (Reforço Escolar), Corte & Costura, Tecnologias para Vida (Informática Básica), Tecnologia para o Trabalho (preparação para o mercado de trabalho), Atividade Física (Dança, Voleibol e Basquetebol), Artes, Educação Digital (Reforço Escolar utilizando ferramentas da Informática), Manutenção de Computadores e Redes.
Resultados positivos como a melhora no desempenho escolar e conquistas de vagas no mercado de trabalho se tornaram cada vez mais comuns para os jovens freqüentadores do projeto. “Estas metas são alcançadas porque para nós os alunos não são números ou estatísticas: são pessoas que podem e merecem novas oportunidades e uma melhor qualidade de vida”, conclui Alan.

Um comentário:

  1. Que legal Lonise, com certeza será um livro adorável. E que bom estejas trazendo esta visão para o debate. Estarei na fila dos autógrafos, beijos

    ResponderExcluir