quarta-feira, 26 de agosto de 2009


BAITA IDÉIA – SqueakFest

Depois da última coluna que foi praticamente só de FIM DA PICADAS, este mês tenho muitas coisas boas pra contar. Começando pela SqueakFest que, lembrando a coluna de estréia, trouxe todo um ar de internacionalidade para Porto Alegre. O SqueakFest aconteceu de 23 a 25 de julho na UFRGS e é um dos principais eventos mundiais de informática na educação.

A Squeakfest é um evento internacional anual com objetivo de reunir a comunidade de usuários do software Squeak Etoys. As duas últimas edições da Squeakfest aconteceram em Chicago, no Columbia College. Esta foi a primeira vez que uma Sqeuakfest aconteceu fora dos USA, com apresentadores dos USA ( 8), da Alemanha (2), do Peru 1, e do Uruguai – 17 ( além dos brasileiros).

Squeak Etoys é um ambiente de autoria multimídia, desenvolvido por Alan Kay e equipe para o ensino de matemática e ciências para crianças. Construído em Smaltalk e baseado em um modelo de objeto programável, que pode ser usado para vários tipos de objetos criados pelo usuário final. Roda em muitas plataformas, é gratuito e seu código é aberto, inclui gráficos 2D e 3D, imagens, textos, apresentações, página web, vídeo, som entre outros recursos. Squeak Etoys foi desenvolvido por Alan Kay e equipe do View Points Research Institute, sob inspiração do LOGO, PARC-Smaltalk, Hypercard e StarLOGO. Está disponível para download em www.squeakland.org. Tudo em Squeak é um objeto, vários objetos prontos são fornecidos, mas a proposta é que o usuário final crie seus próprios objetos. Em contraste a maioria dos sistemas atuais, que enchem a área de trabalho com centenas de botões e opções, a proposta do Squeak é dar ao usuário um amplo espaço para trabalhar e fazer coisas, com um maior conjunto de recursos disponíveis, mas sem interferir no que está sendo desenvolvido.

Embora tenha um valor educacional altamente reconhecido, este software enfrente desafios para entrar no ambiente escolar. Atrair professores para conhecer um software de programação, é um desafio, mas o resultado foi um sucesso: mais de 150 inscritos, grande maioria ligados a escolas.

O Squeakfest foi uma promoção da Fundação Pensamento Digital e do Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da UFRGS, ambos liderados pela professora Léa Fagundes, uma das precursoras da inserção da informática na educação e referência nacional no tema. “A informática precisa se transformar em aliada da educação. Ela estimula a lógica, o pensamento, a interação, a compreensão da física, da química, da matemática, de tudo aquilo que não é palpável nas aulas tradicionais e torna-se compreensível com a possibilidade de visualizar com o uso da tecnologia”, analisa Léa.

Engraçado que minha formação acadêmica é exatamente em informática e psicologia. Semana passada assisti pela internet a palestra do Mark Zuckerberg, CEO do Facebook e fiquei surpresa pela formação dele: psicologia e informática! Sei que jantar com estes gênios do Vale do Silício no Orquestra de panelas (ali na Padre Chagas) e ver os gênios descreverem como a WONDERFUL DINNER no site do evento foi um orgulho. Foi uma sensação de ver nossa capital inserida num contexto de vanguarda. Sentar ao lado dos parceirões do Alan Kay, Scott Wallace e Yoshiki Ohshima, ambos na foto e hoje colegas do Alan na Viewpoints – USA, foi quase que inacreditável. Eu tinha que me beliscar, olhar para os lados: será mesmo que eles estão aqui? Orquestra de Panelas? Padre Chagas? Seria um sonho? Só acreditei quando vi os dois explicando todo histórico deste ousado projeto ali na UFRGS... Não era Los Angeles, não era Chicago: era Porto Alegre mesmo! Este evento provou mais uma vez que somos capaz de muito. Convivemos com os desabrigados nas ruas, mas trouxemos o SqueakFest para Porto Alegre... Sigamos ousando, mas não esqueçamos do tema de casa mais básico!

Ah... se alguém, por algum acaso, desconhecer o Alan Kay, só existe uma saída: Google nele! Vale a pena!


BAITA IDÉIA – Lançamento radiowebdagente.com.br


A noite do último dia 21 de julho ficará para sempre em nossas memórias, em nossos corações devido a grande emoção de todos durante o lançamento da Rádio Web DaGente (www.radiowebdagente.com.br) no Bar Cultural Beco das Garrafas (Av. Cristóvão Colombo, 933 - antigo Walter).

Provocados e estimulados pelos objetivos e ações práticas da Associação Benjamin Constant, com foco no desenvolvimento local e sustentado; na integração e interação da comunidade, através do resgate do “espírito de vizinhança”; com base nas melhores práticas da governança solidária local, os empresários locais Silvio Belbute e Telmo Martins, desenvolvem a Rádio Web DaGente, como veículo catalisador dos sentimentos e anseios de moradores e empresários.

Confiram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário