quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Baixa participação na Consulta popular


BAITA IDÉIA – Consulta Popular do Projeto Pontal do Estaleiro.

Fiquei muito envolvida, especialmente através da internet, com a consulta do projeto pontal do estaleiro. Inicialmente recebi o vídeo do NÃO no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=6ES79OfSKsw ). E me convenci que deveria votar NÃO. Passados alguns dias, recebi o vídeo do SIM (http://www.youtube.com/watch?v=82mkEsLhEDs&feature=related ). E começou a dúvida. Mas não queria entrar aqui no mérito do SIM ou do NÃO, mas sim da internet como meio de convencimento político, como instrumento de marketing, como instrumento de mobilização das comunidades.

O vitorioso Não mantém a lei complementar 470: edificações baixas (4 metros) e apropriadas para equipamento comercial multifuncional, com gastronomia e culinária, lojas e bazares, livrarias e cafés, teatros e memorial do Guaíba, aquários e mirantes. Com equipamentos culturais como escola ambiental, arenas esportivas, atividades náuticas.


FIM DA PICADA – Baixa participação na Consulta popular

Na Consulta Popular de 23 de Agosto tivemos pouco mais de 22 mil eleitores. Este número me deixou muito curiosa e fui atrás do número de eleitores aptos em Porto Alegre:

Eleitores Aptos no RS por município (TRE)

Município Total Masculino Feminino Analfabetos Menores
PORTO ALEGRE 1.039.635 472.444 567.191 14.474 5.059

Portanto, apenas 2% dos eleitores compareceram à consulta popular. Foi muita frustração. As pessoas com quem conversei nem ao menos estavam informadas sobre a consulta popular, como votar, o que significava exatamente o Não e o Sim.

Para votar fui caminhando pela Cristóvão Colombo até a Barros Cassal. Eu estava muito animada, esperando encontrar muitas pessoas. Minha volta foi triste. Não encontrei ninguém no local da votação. Apenas 2%.

18.212 votos NÃO contra 4.362 votos SIM ao Projeto Pontal do Estaleiro.
Dos 22.619 eleitores, 83% rejeitaram uso misto (comercial-residencial) na orla do Guaíba.


Pensei muito sobre como seriam os resultados das eleições se o voto não fosse obrigatório. Não seria melhor ? Votaria apenas quem está realmente informado e disposto a fazer a diferença. Acabaria o voto comprado ? Existe o voto comprado ? Direto ou indiretamente ? E fiquei lembrando das minhas reações ao assistir os dois vídeos no youtube. Ambos me convenceram. Nunca o poder do marketing ficou tão claro para mim!



BAITA IDÉIA – Grade artística

Estive em Salvador neste final de semana e nos encantamos com a Praça 2 de julho. Também chamada de Campo Grande. Lembrei do Parque da Redenção. Também chamado de Parque Farroupilha. Nas fotos pode-se observar a grade artística. Meu marido comentou que, caso resolvam gradear o Parque da Redenção, esta seria uma linda alternativa. Alguma espécie de concurso para eleger as mais bonitas... Enfim, fiquei curiosa: alguém sabe por anda a discussão das grades no Parque da Redenção ? Acabou ?

Fotos!!!



FIM DA PICADA – Aeroporto 2 de julho

Os 2 taxistas ( chegada e partida) fizeram campanha para se chamar o aeroporto de 2 de julho (data da independência da Bahia, que ocorreu algum tempo após a independência do Brasil).

Existem quatro projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, propondo o retorno do nome do Aeroporto Internacional de Salvador para a denominação anterior de “2 de Julho”.

A proposição, que já teve parecer favorável nas comissões de Viação e Transportes e de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, tem como objetivo reverter a decisão da família Magalhães, que resolveu fazer uma homenagem póstuma ao filho, Luiz Eduardo Magalhães, colocando seu nome no Aeroporto. Uma espécie de homenagem com o chapéu alheio.

A luta pelo “Aeroporto 2 de Julho” é uma demanda que agrega diversas vertentes políticas e significa respeito pela história da Bahia e da luta do povo baiano.

Se a moda pega, qual seria o nome aeroporto Salgado Filho ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário