sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Desapoios - Bienal B


BAITA IDÉIA – Bienal B

As atrações são tantas que sugiro navegar no site http://www.bienalb.org/2009 .
Fui na inauguração da Instalação Desapoios e começo transcrevendo o texto do Cássio Vinícius Steiner de Sousa que lá estava apoiado e até um pouco desapoiado, pois o vento o derrubou algumas vezes:

“Desapoios

E é assim que acontece...

Na vida, se nos apegamos em um erro de cálculo, tudo que podemos criar são estruturas falhas; quando as colocamos a prova, tentando representá-las na realidade, essas se mostram insustentáveis. É como se tudo que nos esforçamos tanto para criar desmoronasse bem diante dos nossos olhos e nos perguntamos por que essa pretensa realidade não se sustenta? É simples: um erro só sustenta outro erro e do erro ao acerto há uma distância incalculável. Se, por outro lado, percebemos o ato falho, então tudo fica mais fácil, podemos nos desapoiar desses falsos pilares e procurar os que dão verdadeira sustentação à realidade...

E é assim que crescemos,
Desapegamo-nos daquilo que não conseguimos manter;

Quando reconhecemos um erro de cálculo em nossas vidas e nos dispomos a resolvê-lo percebemos que se desapoiar do falso é se libertar...

E é assim que nos transformamos,
O tempo passa e vai caindo a casca;

Proponho que nos libertemos da mentiras que nos sustentam, que nos desapoiemos de todas as ilusões que criamos para nos confortar. Usemos o desapoio como sustentação, desapeguemos do que nos separa de nós mesmos, para que, assim, libertos nos encontremos...

E é assim que nos conhecemos,
Acostumamo-nos com o que há de essencial à vida.”

Confira:
PÁTIO da Gravura Galeria de Arte.
Visitação: de 19 de setembro a 28 de novembro de 2009.
segundas às sextas das 9h30min às 18h30min e sábados das 9h30min às 13h30min.
Rua Corte Real, 647, Porto Alegre-RS
http://galeriagravura.blogspot.com/2009/07/instalacao-desapoios.html


Artistas participantes:
Denise Iserhard Haesbaert, Lorena Steiner, Neca Sparta, Rosali Plentz

Descrição:
O projeto parte do próprio espaço, sustentado por colunas de apoio, que sofrerá a interferência dos artistas que irão explorar esse espaço construindo suas colunas-desapoio, convidando o espectador a desafiar sua própria percepção. São estruturas que questionam a condição de sustentação inerente a esses recursos, propondo uma inversão de seu conceito, criando um novo, fundamentado no pensamento de Paul Valery: “Ver é pensar”. E acrescentam: “Ver é questionar, ver é subverter, ver é transformar”.
Numa invasão vertical essas estruturas transformarão o ambiente expositivo, questionando a sustentabilidade onde a fragilidade, principalmente nos materiais utilizados pelos artistas será a força nas diferentes manifestações artísticas. A preferência por materiais com características de precariedade, fragilidade ou maleabilidade darão o suporte formal às instalações pelas possibilidades que têm de se adequarem a proposta.

FIM DA PICADA – a baixa adesão do povo porto-alegrense ao Dia Mundial Sem Carro (http://diamundialsemcarro.ning.com/)... Parece até que ninguém se importa com os crescentes congestionamentos, aquecimento global, poluição, etc... Estaria eu virando uma eco-chata como fui apelidada pela campanha que fiz pelo Dia Mundial sem Carro? Enfim, a poluição no Rio de Janeiro diminuiu em 15% neste dia 22 de setembro...


BAITA IDÉIA – Circo Fellini

Instituto NT de Cinema e Cultura, sediado numa verdadeira jóia da arquitetura histórica e preservada como patrimônio cultural do bairro Auxiliadora, na Rua Marques do Pombal, nº 1111, acaba de lançar a Mostra Circo Fellini, exposição inédita do genial cineasta italiano no Brasil.

Além dos filmes da Mostra Circo Fellini, três produções recentes e inéditas em Porto Alegre integram a programação do Instituto NT de Cinema e Cultura em horários alternados. Para ver Fellini, a entrada é franca. Os filmes da programação normal têm bilheteria entre R$ 10 (segunda a quinta) e R$ 12 (sexta a domingo e feriados). O Instituto NT de Cinema fica na rua Marquês do Pombal, 1111. Telefone: 3361 1323. As sessões são às 14h, 17h e 20h30min.
Para mais detalhes : WWW.circofellini.com.br

Juntamente com a exposição foi inaugurado o Cinema Café, comandado pelo chef Zi Saldanha. Atende o público com um cardápio leve inspirado na sétima arte. O café funciona das 13h30 às 24h. Telefone: 51-3028.6083

Cinema Café



BAITA IDÉIA – Centro Histórico no mapa

Em 3 de agosto, o Centro Histórico virou endereço em Porto Alegre. Essa é a data que marca o uso da denominação pelos Correios. A medida consolida um esforço de três anos para fazer o nome entrar de vez no vocabulário porto-alegrense. A idéia surgiu em 2006, capitaneada pela presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural (Compahc), Rita Chang. Em setembro daquele ano, foi enviado projeto à Câmara de Vereadores. A aprovação da Lei 10.364 ocorreu em 22 de janeiro de 2008.

– O objetivo maior é considerar o Centro Histórico como ponto turístico da Capital. É onde está 82% do patrimônio tombado da cidade. O Centro Histórico de qualquer cidade, reconhecido ou não, é o espaço mais antigo e tem forte identidade local. É o destino que o turista toma para ter uma noção sobre o que é a cidade – explica Rita.

Os comerciantes celebram a decisão. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, a iniciativa trará benefícios. A entidade já utiliza a nomenclatura em todas as suas correspondências, cartões de visita e site.

O sistema dos Correios já foi modificado para utilizar a denominação. Cabe agora ao porto-alegrense usar o nome para popularizá-lo.

Em novembro, a região será palco do Festival do Centro Histórico. Entre os dias 21 e 28, artistas circenses tomarão as ruas da região, que terá, nesse período, eventos de gastronomia, circuitos culturais, concurso de redação, entre outras atrações. O tema do festival é A Magia do Centro Histórico.

Segundo Paulo Hippen, coordenador do Caminho dos Antiquários:

“Finalmente, o bairro central de nossa cidade recebeu uma identidade. E nada mais justo, pois aqui estão as principais referências culturais e quase todos os prédios tombados da Capital. Numa reunião informal de diferentes estilos (clássico, neoclássico, barroco etc), um colírio para os admiradores de arquitetura, história e arte. Atrações turísticas como monumentos, museus, o Caminho dos Antiquários, do Livro, passeios a pé, de ônibus e de barco, centros culturais, igrejas, praças, completam esse cenário único.

Nada mais justo que o reconhecimento de uma personalidade, adquirida ao longo de mais de dois séculos, que sugere permanência no tempo. Espero que, a partir de agora, todos esses aspectos sejam cada vez mais preservados e revitalizados. O adjetivo agregado, histórico, tem uma conotação positiva. Afinal, você prefere estar no bairro Bela ou no Bela Vista? No Praia ou no Praia de Belas? Até a cidade tem um adjetivo alto astral: Porto Alegre. Então, está na hora de atualizarmos nossos cartões de visitas, sites, panfletos para identificar o bairro Centro Histórico e valorizarmos o que é nosso. Creio que Porto Alegre vai entrar, de fato, no mapa turístico internacional. Desde o ano passado, tenho a maior satisfação em afirmar que resido e trabalho no Centro Histórico.”

Maiores informações: www.centrohistoricodeportoalegre.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário