quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

ADEUS 2009 – QUE VENHA 2010!

Enfim, este final de ano me encheu de otimismo ao ver tanta coisa acontecendo na nossa amada capital. Que tenhamos todos uma ótima virada de ano com o propósito cada vez mais firme de sermos parte da solução; pois quem não é parte da solução, automaticamente é parte do problema. O mundo urge! As catástrofes ambientais e sociais vêm mostrando isto. Ou lutamos por um mundo mais ético (e isto inclui a ética com a natureza), ou não temos futuro. Que cada um de nós inicie 2010 combatendo os pequenos delitos (um amigo me disse que o slogan tolerância zero não pega bem e concordei). O que significa isto: ninguém deixar lixo na praia e afrontar educadamente quem o fizer; ninguém jogar lixo nas ruas e afrontar educadamente quem o fizer; implementar a coleta seletiva e afrontar educadamente quem não o fizer; não furar filas e afrontar educadamente quem o fizer; ajudar ao próximo voluntariamente sempre que a oportunidade se apresentar; não discutir / gritar - resolver com serenidade as divergências; não desperdiçar, pois o meio-ambiente está chegando no seu limite (água, luz, gasolina, energia, plástico, etc.). Favorecer o social contra o individual. Entrar na nova década voltado para a disseminação de uma Cultura de Paz, reverenciando o Sagrado.

FIM DA PICADA – Vamos derrubar os muros que estão crescendo na capital

Dia 9 de novembro comemoramos os 10 anos da derrubada do muro de Berlim. Nasci praticamente com a construção do muro. Tive o prazer de visitar Berlim em vários momentos: antes, durante e depois da derrubada do muro. Derrubar este muro significou uma mudança radical na Europa e no mundo todo. Ao derrubá-lo passamos a reconhecer os seres humanos como iguais, independente da crença política ou religiosa. E assim temos que ser. Quero aproveitar este momento para uma reflexão sobre a questão dos muros que estamos construindo na nossa cidade. Ao invés de derrubarmos, estamos construindo. Nossa única saída para derrubar os muros dentro dos quais todos vivemos presos / cercados é através da educação que pode a longo prazo derrubar os muros da desigualdade social que vivemos. Vamos internalizar esta idéia: precisamos derrubar os muros da capital. Precisamos voltar a ser livres. Celebrar é uma forma de reivindicar. Que com a celebração da derrubada do muro de Berlim a gente comece a agir para derrubar os muros de Porto Alegre.


BAITA IDÉIA – Governança democrática em cidades na puc dias 24 e 25/novembro

Tive o prazer de acompanhar este evento tão internacional : o Simpósio Internacional Governança Democrática em Cidades, um trabalho de articulação da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local. A Rede Metropolis é formada por cidade com mais de 1 milhão de habitantes, que buscam soluções compartilhadas para seus problemas, promovendo a trocas de experiências e apresentação de cases de experiências exitosas de Bamako(Mali), Berlim, Barcelona, Estado do México, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre.

Membros da Rede Metropolis visitaram alguns projetos bem sucedidos de Governança em Porto Alegre: o Vela Social, projeto de inclusão através do esporte (www.youtube.com/watch?v=BtlIR694xc4); “Caminhos Rurais” (Porto Alegre é a segunda capital brasileira com área rural produtiva - www.caminhosrurais.tur.br/), onde nossos visitantes tiveram a oportunidade de apreciar vinhos e licores com produção em Belém Velho (Bairro de Porto Alegre), na Vinícola Bordignon (www.vinhobordignon.com.br/); e o Centro Popular de Compras, projeto da Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio, totalmente financiado pela iniciativa privada, que retirou os camelôs (vendedores ambulantes) do centro da cidade. Os visitantes ficaram profundamente impressionados com o que viram e os contatos que tiveram diretamente com as comunidades visitadas. Um evento que reuniu representantes de 33 países. Foi uma sensação única: senti o Paralelo 30/ Meridiano 51 completamente inserido no mundo.


BAITA IDÉIA – www.Observapoa.com.br

Foi neste mesmo evento que a prefeitura de Porto Alegre apresentava este “reservatório virtual de informações sobre a cidade”. Vale a pena entrar, usar e adotar. Pois a partir de agora você tem os dados da sua cidade à um para de cliques. Mais uma sensação de domínio do que precisamos fazer. Tá tudo ali, basta iniciarmo as ações: cada um para aquele público que achar mais adequado ao seu perfil.


BAITA IDÉIA - Coleta seletiva, fone 3289-6923 email coletaseletiva@dmlu.prefpoa.com.br

Também o DMLU expunha sua coleta seletiva de Papel, metal, plasticos,vidros. O quê ? Vc que está lendo ainda não separa seu lixo ? Não acredito...Informe-se pelo fone ou mail acima os dias da coleta no seu bairro e coloque este propósito na sua lista de propósittos para 2010!


PRÊMIO PRESS – onde estão as mulheres ?

Estive na Assembléia Legislativa acompanhando o Prêmio Press para os melhores profissionais de imprensa do ano. Evento impecável, mas não pude deixar notar uma coisa: eram 16 prêmios no total e somente duas mulheres receberam o prêmio. Onde estão as mulheres ? Não parece desproporcional ? Uma delas empatada. Enfim, registro aqui meus parabéns para estas duas “exceções (?)” neste meio:

Locutor/Apresentador de Notícias do Ano
- Maria Luiza Benitez (Rádio Guaíba)

Repórter de Rádio do Ano
(nesta categoria houve um empate)
- Flávio Dal Pizzol (Guaíba)
- Nathália Fruet (Band AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário