quinta-feira, 4 de agosto de 2011

REAJUSTE SALARIAL INDEXADO AO SALÁRIO MÍNIMO

Proposta do meu colega Juarez Pereira ao discutirmos o rap da Matriz do Tonho Crocco: todos salários indexados ao salário mínimo. Sei que não chega a ser uma novidade, mas me pergunto porque não implementamos medidas tão báscias? Não interessa se é empregada doméstica, servidor público, parlamentar, etc.: todos seriam indexados ao salário mínimo. A economia de tempo e injustiças seria tão grande... Simpels como a célebre proposta do Cristovam Buarque de obrigar os filhos de todos os políticos a estudarem em colégios públicos. Ou as ainda não formuladas de obrigarem os políticos a entrar na fila do SUS.

Enfim, eram 6:30 da manhã, eu tomava café com meu filho e tentava explicar porque sim, sou a favor do rap do Crocco ( http://www.youtube.com/watch?v=wGbIfWe4K3o ) que é um protesto contra o aumento de 73% nos salários que os deputados estaduais gaúchos se concederam. Cita o nome dos 36 parlamentares que votaram a favor do projeto de lei que reajustou de R$ 11.564,76 para R$ 20.042,34 os seus vencimentos em dezembro de 2010.

Não me interessa discutir os valores, me interessa defender a liberdade de expressão. E a defesa do Juarez às 8h da manhã quando comentávamos o caso. Se todos salários de servidores públicos fossem indexados ao salário mínimo, teríamos mais justiça. Se não quer colocar seu filho em colégio público, não atue na política. Se não quer usar o SUS, não atue na política. E os salários dos políticos eleitos não podem seguir sendo reajustados por eles mesmos.

Viva a liberdade de expressão!

2 comentários:

  1. Oi Lonise,

    Concordo que é vital a proteção real de uma renda mínima e talvez a indexação seja uma alternativa. Mas posso te falar que, a medida que a economia cresce e a massa salarial de pessoas ganhando vários salários mínimos também cresce, a indexação - leia-se reajuste automático, seja por dissídio ou mecanismo legal - pune a produtividade. Se todos tem o seu aumento garantido, porque ser mais produtivo? É uma longa discussão que a sociedade precisa ter para não cairmos novamente na cilada inflacionária de termos toda a economia indexada.

    Um abraço,

    Pianta

    ResponderExcluir
  2. Grande Lonise,
    Minha proposta é de indexar ao Salário Minimo somente os salários dos cargos eletivos, iniciando pelo Presidente da Republica até os Vereadores. Deputados Estaduais e Vereadores teriam uma tabela de tantos SM de acordo com o numero de eleitores do seu Estado ou Municipio.
    Como quem define o SM são os Deputados Federais, Senadores e sancionado pelo Presidente da Republica, com certeza o SM seria tratado com mais carinho. Em consequencia os salários dos aposentados, o piso básico das diversas categorias seriam melhor tratados. Acabaria com a farra dos auto-reajustes que se espraiou pelo pais com vereadores e deputados agindo sem pudor e sem controle. Um abraço
    J.Juarez Pereira

    ResponderExcluir