quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Neste Natal não coma o presépio


Após algumas conversas com o Papai Noel nas quais eu olhava para ele e perguntava porque essa roupa tão quente ? Porque esta barba tão comprida ? Porque trenó a 40graus ? E eu lutava dentro de mim contra uma tradição comprada sei lá da onde e por mim mesma segida por tantos e tantos anos... Foi um Papai Noel de gesso pintado e me presenteado pela colega Niria que me fez mudar de idéia. Pensei no passado, pensei na alegria que uma árvore de Natal proporciona a alguns dos meus familiares. Pensei que tradições e cerimônias são importantes, ainda que não sejam as minhas. Fiquei imaginando como seria o Natal nas muitas comuninades indígenas pelo Brasil afora. Como seria o Natal no Tibete, com quem tenho essa afinidade espiritual desde pequeninha. Lembrei das crianças que me perseguiam quando no Nepal estive e quão pouco conseguimos comunicar naquela vez devido ao idioma. Pensei nas 10 avós indígenas com quem tive o prazer de conviver esse nao ( www.avozdasavos.org ). Queria mesmo é levar todos os que amo para uma comunidade, fazer uma fogueira bem grande e cantar, orar e recitar mantras à minha maneira. Mas isso é difícil. Mais fácil eu me dobrar as suas tradições e hábitos do que compartilhar os meus novos. Sabia que 2011 seria um ano introspectivo e espiritual, mas sinceramente não esperava que eu me transformasse tanto. Agradeço ao Universo por tudo. Agradeço minhas novas irmãs, filhas e mães do movimento Guardiães do Amanhã. Agradeço a Lúcia Torres, eleita nesse momento Mulher 2011 por mim, pelo seu lindo trabalho com tantas mulheres ali na UNIPAZ. O amigo secreto do desapego fez renascer o espírito Natalino dentro de mim. Honro todos meus ancestrais. E em homenagem a alguns deles, dessa passagem, minha árvore está linda e bela, com luzinha e tudo. Brilhará na noite do dia 24 junto com todas as outars crenças, músicas e danças do Universo. Somos todos um. E até o coitado do Papai Noel suando encasacado a 40graus cumpre seu papel.

Vida nada me deves, Vida estamos em paz!
Sinto que tô voltando. Lentamente, mas tô voltando!

Um comentário:

  1. Lô, eu não sei o q ti falar - realmente não sei. Mas sentí uma sensação mto boa ao ler o teu texto. Eu tb penso + ou - dessa forma, só q não tenho a tua contundência, o teu conhecimento, o teu carisma. Continues assim. Sempre assim. O mundo precisa, o país precisa, eu preciso! Bjs,

    ResponderExcluir